segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Nova Doença chega ao Brasil : Chikungunya



Mosquito da dengue pode ser o Transmissor de uma Nova Doença

O Aedes aegypti pode hospedar vírus da febre chikungunya, que tem se espalhado pelo mundo

                 




     Os brasileiros ganharam mais um motivo para não deixarem água parada.
    Segundo uma pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz, publicada no Journal of Virology, o Aedes aegypti, o mosquito da dengue, pode ser transmissor de mais uma doença no país, a febre Chikungunya.

    O vírus de mesmo nome já circula por 40 países e chegou recentemente ao Caribe.
     De acordo com o estudo, feito junto ao Instituto Pasteur, além do A. aegypti, o Aedes albopictus também pode disseminar a doença que possui sintomas semelhantes aos da própria dengue - dor de cabeça, febre alta e dor muscular.
    A diferença é que além destes, o doente pode sentir dores nas articulações por meses.
         Os mosquitos são capazes de disseminar a doença em sete dias, já os A. albopictus coletados no Rio de Janeiro conseguem espalhar em apenas dois.
"Isso representa um tempo quase cinco vezes menor do que ocorre com a dengue. Depois de picar uma pessoa infectada, o mosquito tem o vírus na saliva entre 10 e 14 dias depois.
        Um mosquito precisa viver duas semanas para transmitir a doença. Se o inseto é capaz de passar a doença em dois ou três dias, acelera a capacidade epidêmica", afirmou Ricardo Lourenço, pesquisador do laboratório de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz.                                 

      "Estamos muito assustados de o vírus se espalhar pelo Brasil. Além de termos os mosquitos transmissores, temos uma população suscetível, que nunca teve contato com esses anticorpos", completou o pesquisador alertando que a população deverá tomar mais cuidado com o Aedes albopictus.

Fonte :  http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/mosquito-da-dengue-pode-ser-o-transmissor-de-uma-nova-doenca/86788/

Nenhum comentário:

Postar um comentário